Associações e Colectividades

A Associação de Beneficência do Sabugueiro surgiu em 28 de Setembro de 1989, a quem foi atribuído o estatuto de Instituição Particular de Solidariedade Social (IPSS) em 5 de Fevereiro de 1996.

De então para cá tem vindo a desenvolver um trabalho social meritório junto da população.
Possui uma Residência Sénior com 39 idosos na valência de Lar; 20 crianças em ATL e presta apoio domiciliário a cerca de 20 idosos, além de ter em funcionamento um Centro de Atendimento Médico, Farmácia ao Domicilio, Escola de Música, e espaço internet.
A instituição possui ainda um outro edifício, O Centro Social, onde decorrem ações de formação e convívios comunitários.
Em termos sociais, a instituição tem tido também em funcionamento nos últimos anos os projetos "Pontes do Alva" e "Alavanca", no âmbito do apoio a toxicodependentes e doentes alcoólicos dos concelhos de Seia e Gouveia.

Associação Juvenil da Serra da Estrela

A Associação Juvenil da Serra da Estrela é uma associação Juvenil criada em 2006, com o objetivo de promover o convívio juvenil, dinamizar e promover a aldeia do Sabugueiro, realizar atividades com envolvência comunitária.



4ª Secção dos Bombeiros Voluntários de Seia - Sabugueiro

A 4ª Secção dos Bombeiros Voluntários de Seia está instalada num pequeno quartel que através dos meios ali estacionados permite uma intervenção mais rápida e eficaz no combate a fogos florestais. Esta unidade dispõe igualmente de uma ambulância, ao serviço para transporte de doentes, sobretudo para o Hospital de Seia, que dista 11 Km.



Fábrica da Igreja Paroquial da Freguesia do Sabugueiro

Atualmente a paróquia do Sabugueiro é presidida pelo padre Jorge Gouveia, em regime de substituição, devido à ausência por doença do Padre Rogério Miranda. A missa dominical realiza-se aos domingos às 15 horas.
O padroeiro da terra é S. João Batista, celebrando-se a sua festa na noite de 23/24 de junho. A grande romaria da freguesia realiza-se no terceiro domingo de Setembro em louvor de Nª Sra da Graça. Para além da Igreja Paroquial, existe ainda outro local de culto que é a Capela de NºSra. De Fátima.