Caracterização/Censos

EQUIPAMENTOS

- Residência Sénior
- Centro Social
- Central Hidroeléctrica do Sabugueiro
- Escola Primária
- Praia Fluvial
- Museu Etnográfico
- Forno Comunitário
- Polidesportivo
- Campo de futebol



Residência Sénior

A Residência Sénior da Associação de Beneficência do Sabugueiro, situada na Rua da Ribeirinha, alberga 39 idosos na valência de Lar, 20 crianças em regime de ATL e presta apoio domiciliário a cerca de 20 idosos, além de ter em funcionamento um Centro de Atendimento Médico, Farmácia ao Domicilio, Escola de Música, e espaço internet.



Lar de Idosos da Associação de Beneficência do Sabugueiro



Centro Social

O Centro Social, situado na Rua da Barreira, já foi Centro de Dia, e atualmente serve de espaço para ações de formação e convívios comunitários.
Durante o Inverno, alberga ainda a equipa de intervenção da Proteção Civil de salvamento e socorro na Serra da Estrela.





Central Hidroeléctrica do Sabugueiro

Esta Central faz parte do conjunto de aproveitamento hidroeléctrico da Serra da Estrela, pertencente à EDP e outrora mandado construir pela Empresa Hidroeléctrica da Serra da Estrela.
Seguindo a estrada em direção a São Romão, o visitante poderá entrar no Museu da Eletricidade, na Senhora do Desterro.



Escola Primária

A Escola do 1º Ciclo, ainda hoje designada de "Escola Primária" acolhe cerca de 30 crianças, entre elas as do Jardim de Infância.
Foi das poucas escolas do concelho de Seia, comparando com freguesias médias que não fechou as portas, fruto de algum dinamismo económico e social que ainda vai fixando jovens a esta terra do interior do país.





Praia Fluvial

A Praia Fluvial é o local privilegiado para o descanso, sobretudo no Verão, onde apetece mergulhar nas águas cristalinas que correm por entre as pedras gastas da ribeira.



Museu Etnográfico

O "Forno Velho" é hoje um espaço museológico onde estão retratados vários aspetos rurais da aldeia, com destaque para a pastorícia e sementeiras agrícolas.
Este espaço situa-se na parte mais antiga da freguesia, junto ao forno comunitário.




Forno Comunitário

O Forno Comunitário foi ao longo dos anos utilizado por quase todas as famílias da freguesia para cozer o "Pão do Sabugueiro", um elemento central da alimentação que dava sustento para uma ou duas semanas.
Ainda hoje o visitante pode encontrar algumas mulheres da aldeia com os seus tabuleiros à cabeça, que aqui vêm cozer o saboroso pão.





Polidesportivo

Junto à praia Fluvial, na margem do Rio Alva, situa-se o Polidesportivo da Freguesia, disponível para o desporto e lazer, quer dos habitantes da aldeia, quer dos turistas que visitam o Sabugueiro.





Campo de Futebol

Os campos de futebol tiveram a sua função social e desportiva nesta região, sobretudo nas décadas de 70, 80 e 90.
Hoje são locais propícios a convívios, como é o caso do "campo do Sabugueiro" situado nos Currais, a meio caminho para a serra e ponto de partida para vários circuitos pedestres.